Enter your keyword

Reeducação alimentar para emagrecer é real!

Reeducação alimentar para emagrecer é real!

Um ponto extremamente importante é fazer uma reeducação alimentar para emagrecer, mas surgem sempre algumas dúvidas… O que é reeducação alimentar? Quais são os seus benefícios? Como e por onde começar?

Se você está procurando melhorar sua qualidade de vida e levou em consideração a possibilidade de iniciar uma reeducação alimentar para emagrecer, está no lugar certo! Aqui, iremos explicar as três questões levantadas anteriormente e te dar aquela forcinha que faltava para começar a mudar sua vida!

O que é reeducação alimentar?

Já vamos começar eliminando um medo que muita gente tem: não é um método restritivo. Isso significa que você pode – e, em partes, deve! – comer de tudo. Sabendo disso, vamos lá…

A reeducação alimentar tem sido tida como o “segredo” do emagrecimento saudável. O motivo é que, ao contrário do que muita gente pensa, ela não é igual a uma dieta! Em linhas gerais, ela serve para a melhoria da saúde e prevenção de doenças, diminuindo a probabilidade de termos alguns problemas. O emagrecimento acaba se tornando uma consequência, porém é bastante utilizado como o principal motivo de se dar início ao processo.

Então, depois que sabemos que não é nada parecido com uma dieta e que pode solucionar ou prevenir problemas de saúde, nos damos conta de que é um processo bem individual. A reeducação alimentar nada mais é do que aprender a comer bem! Saber o que, quanto e quando comer, de acordo com as necessidades do seu organismo. Além disso, inclui outras mudanças de hábitos, como abandonar o sedentarismo e hábitos maléficos, a exemplo do tabagismo.

Ou seja, é um estilo de vida personalizado a cada indivíduo, suas necessidades, vontades e limitações. Por isso, também acaba sendo um processo de longo prazo. Algumas mudanças, mesmo que graduais, são notadas em pouco tempo. Uma reeducação alimentar para emagrecer, porém, pode tomar um pouco mais de tempo e força de vontade. Assim, chegamos ao segundo ponto…

Quais são os benefícios?

Como já foi comentado anteriormente, a reeducação alimentar possui inúmeros impactos positivos. Dentre os diversos resultados que podem ser alcançados, os mais desejados são:

  • Perda ou ganho de peso;
  • Cuidado com a saúde mental, ajudando em quadros de estresse, por exemplo;
  • Melhorar o desempenho físico e mental;
  • Controle do colesterol e da glicose;
  • Auxiliar no controle de doenças que exijam mudança na alimentação.

Nossas células necessitam de uma boa nutrição para seu bom funcionamento, e isso é possível conseguir através da alimentação saudável. Quando isso não ocorre, é muito comum que as pessoas tenham deficiência de certos nutrientes (vitaminas, proteínas, minerais…), causando diversas doenças e problemas, tanto físicos quanto mentais. E é por isso que uma reeducação alimentar é tão importante e benéfica! Com ela, além do emagrecimento saudável, melhoramos nossa saúde e qualidade de vida. Além disso, temos maior controle de nossas refeições, não caímos no efeito sanfona e retardamos nosso envelhecimento. São muitos os benefícios alcançados quando adotamos hábitos saudáveis!

Mas então, sabendo disso você deve estar se perguntando…

Como eu inicio uma reeducação alimentar?

Você com certeza deve estar pensando “isso me faria muito bem!”, querendo iniciar seu processo. É o primeiro passo para obter uma vida melhor!

O segundo passo consiste em procurar uma nutricionista. Por quê? Bom, considerando que a reeducação alimentar é individual para cada pessoa, visto que ela busca suprir carências do seu organismo e avaliar como ele funciona – afinal, cada ser tem seu próprio metabolismo e DNA -, é necessária uma avaliação. Apenas uma profissional é capaz de saber exatamente o que avaliar! Depois disso, vocês poderão discutir sua rotina: alimentação, trabalho, estudos, atividades físicas… Tudo isso é importante para comparar com os resultados dos exames, dando um panorama de como é seu cotidiano, para montar cardápios e horários.

Ainda assim, existem algumas regrinhas gerais que podem ser seguidas por quem quer começar neste momento sua reeducação alimentar para emagrecer e precisa esperar um tempo até poder ter sua consulta.

Evite fast food! São comidas cheias de gordura e sódio, além de possuírem quase nenhum nutriente.

Beba água! Já falamos anteriormente sobre os benefícios da água no emagrecimento saudável, você pode conferir o artigo aqui.

Fuja de dietas! São métodos restritivos, que irão te causar desgaste, falta de nutrientes, efeito sanfona e, provavelmente, você irá ficar desmotivada no meio do processo.

Mantenha metas realistas! Diga a si mesma “esta semana não comerei frituras” e cumpra. Na semana seguinte, faça isso com doces. Vá aos poucos, assim as chances de não sair da linha e conseguir um resultado positivo são maiores!

Não pule refeições! Coma menos quantidade, porém mais vezes por dia, assim seu corpo não precisa acumular gordura.

Pratique exercícios com frequência! Isso ajudará a manter sua saúde física e mental em dia. Apenas 30 minutos de caminhada por dia já é suficiente, especialmente se for ao ar livre…

E aí, gostou do artigo?

Achou interessante e quer saber mais? Então venha ao SPA Jardim da Serra conhecer nosso Plano de Emagrecimento Saudável! Aqui, você estará em ótimas mãos e poderá dar início à sua reeducação alimentar para emagrecer e cuidar da saúde.

Não perca mais tempo, venha cuidar de sua autoestima e saúde!

Comentários

comentários