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Tomar água ajuda a emagrecer de forma saudável!

Tomar água ajuda a emagrecer de forma saudável!

É de conhecimento geral que tomar água – também conhecida como “o precioso líquido da vida” – traz diversos benefícios à saúde. E quando estamos buscando emagrecer, será que ajuda? A resposta é fácil: SIM, tomar água auxilia no emagrecimento saudável! O corpo humano possui, em sua composição, cerca de 60% a 75% de água. É por esse motivo que tomar água se torna um ato tão importante na manutenção de nosso organismo!

Aqui, você encontra uma lista de como tomar água pode te auxiliar no processo de emagrecimento, mantendo a saúde em dia. Confira!

1. Não se desidrate!

Um dos resultados do início da desidratação é sensação de fome. Sabe quando estamos com desejo de comer algo, mas não sabemos bem o quê? Acabamos ingerindo coisas ricas em açúcar, que nos causam sensação momentânea de prazer, mas sem resolver o problema. Isso é explicado pela falta de água no organismo! Além de o corpo reter água nesses casos para se proteger, causando inchaço abdominal. Ou seja: bateu aquela fome sem explicação, ou aquele desejo por algo desconhecido? Tomar água vai te ajudar!

2. Controle seu apetite

Uma dica muito conhecida e recomendada, não só para quem busca emagrecer como também para quem quer ter uma melhor alimentação! Beber, no mínimo, um copo de água gelada meia hora antes de cada refeição, seja almoço, lanche, jantar ou qualquer outra. Por quê? A água controla a fome psicológica, fazendo com que você sinta menos vontade de ingerir muitos carboidratos, doces e frituras. Ou seja, você irá comer apenas a quantidade realmente necessária e alimentos mais saudáveis, tendo maior facilidade de controlar os impulsos de comer demais.

3. Sensação de saciedade

Tomar água, por si só, já causa maior sensação de saciedade. Aliada a alimentos ricos em fibra, por exemplo, essa sensação tende a ser maior.  Isso se dá porque os alimentos incham e acabamos ingerindo quantidades menores. De quebra, essa combinação de fibras + água faz bem para o intestino, ajudando na digestão e evacuação. É bom evitarmos, porém, ingerir água, ou qualquer outro líquido, durante as principais – ou maiores – refeições. Isso porque, apesar de aumentar a saciedade, a ingestão de bebidas nesses momentos interfere na digestão e absorção de nutrientes importantes.

4. Limpa o organismo

Lembra daquele fato de a água eliminar toxinas? Além de verdade, esse fato auxilia quem quer emagrecer. A explicação é bastante simples: a ingestão de água faz com que os resíduos metabólicos sejam excretados mais rapidamente. Essas toxinas possuem afinidade com gorduras, tornando a transformação destas em energia um processo ainda mais difícil e causando processos inflamatórios, como a celulite.

5. Queima calórica

O corpo precisa trabalhar mais para poder processar a água ingerida, tornando a queima calórica algo garantido. Quando tomamos água gelada essa queima se torna ainda mais significativa, aumentando em até 4,5% durante a hora seguinte à ingestão. Isso porque, além de processar a bebida, o corpo precisa regular sua temperatura, e esse aumento de metabolismo é obtido pela mobilização de gorduras.

6. Tomar água ao acordar é excelente!

  • Aumenta a queima calórica durante o dia, acelerando o metabolismo;
  • Enche o estômago, inibindo o apetite;
  • Há maior facilidade em eliminar toxinas;
  • Hidratação do corpo, pois após o sono estamos com um nível de desidratação alto;
  • Limpa o intestino, tornando mais fácil a absorção de nutrientes.

Mas e se eu não gosto de água?

Sem problemas! Existem alguns “gostinhos” que podemos dar à bebida e, de quebra, potencializar seus benefícios e acrescentar alguns outros. O preparo é simples: escolha o ingrediente, corte e coloque em sua garrafa/jarra d’água. Agora é só aproveitar!

Para auxiliar no emagrecimento, algumas das receitas mais famosas são:

  1. Água de gengibre: potencializa o efeito termogênico, além de ser diurético e fortalecer o sistema imunológico;
  2. Água com limão: funciona como detox, ajudando a eliminar gorduras, e é boa fonte de vitamina C;
  3. Água com canela e laranja: fornece vitamina C e tem efeito termogênico.

Existem diversas outras receitas – com berinjela, hortelã, pepino, diversas frutas… -, o importante é tomar água! E não esqueça que a quantidade ingerida depende de cada pessoa! O ideal é beber cerca de 35 ml por kg, ou seja, uma pessoa que pesa 60 kg deve ingerir 2,1 litros diariamente.

E cuide de sua alimentação, pois a água por si só não consegue fazer “mágica”! Sua ingestão precisa ser aliada à uma reeducação alimentar e porções saudáveis.

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